terça-feira, 11 de abril de 2017


                                               
                                           
                                                        Pascoa, festa que transforma nossa vida

Caríssimos irmãos e irmãs, celebramos a maior festa dentro do calendário cristão, que é a Festa da Páscoa. Revivemos os acontecimentos centrais da vida de Jesus Cristo: a sua Paixão, Morte e Ressurreição. “Transmiti-vos, em primeiro lugar, aquilo que eu mesmo recebi: Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras. Foi sepultado, ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. Apareceu a Cefas, aos doze, a mais de quinhentos irmãos, depois a Tiago e a mim como a um abortivo” (1Cor 15,3-8). Atualizamos de uma maneira sacramental o Mistério Pascal de Cristo para que seja Vida na nossa vida, por isso, a Páscoa é a festa da Vida, pois é pela ressurreição de Cristo que os Apóstolos anunciaram o Evangelho, que os mártires derramaram o seu sangue, que
 muitos fiéis anunciaram Jesus Cristo e, assim, por estas testemunhas, recebemos a fé que dá sentido à nossa vida. A Páscoa é a festa do Amor, é na Cruz e na Ressurreição que Jesus revela a plenitude do Amor de Deus: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos” (Jo 15,13). A Páscoa é a festa da Redenção, Jesus morrendo na Cruz nos libertou de todo pecado e nos concedeu uma vida nova de filhos e filhas de Deus: “Todos os que são conduzidos pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Com efeito, não recebestes um espírito de escravos, para recair no temor, mas recebestes um espírito de filhos adotivos, pelo qual clamamos: Abba!Pai!” (Rm 8, 14-15).
         Este Mistério da Páscoa de Cristo deve ser encarnado no nosso dia-a-dia. A Páscoa deve ser alimento cotidiano para que Cristo possa agir em nós. Diz São Tomás de Aquino: “A Graça pressupõe a natureza”, isto quer dizer que precisamos trabalhar o nosso coração e a nossa vida para que este Mistério se torne realidade. Por isso, cultivemos a humildade de Maria para fazermos a Vontade de Deus, desejemos de todo nosso coração fazer um encontro vivo com o Senhor, tenhamos uma disponibilidade de consagrar toda nossa existência a Deus e vivamos uma serenidade interior para termos o olhar de Deus, que chamamos de fé para partilharmos o amor.
        A Páscoa é a celebração vital da renovação, da transformação e da libertação de toda a nossa vida, pois com Cristo morto e ressuscitado nós levantamos a bandeira da liberdade. Não podemos mais nos prender aos desejos da terra, ao mal e ao pecado, pois Cristo nos ressuscitou para uma vida nova: “Se, pois, ressuscitastes com Cristo, procurai as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Pensai nas coisas do alto, e não nas da terra, pois morrestes e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus” (Cl 3,1-3). Devemos ser novas criaturas, pois Cristo nos deu o seu Espírito de santidade: “Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura. Passaram-se as coisas antigas; eis que se fez realidade nova” (2Cor 5,17). Assim vivendo em Cristo precisamos também transbordar Cristo: “A nossa missão é viver e levar a todos os corações o amor. Quem ama não faz sofrer, não corrompe e nem se deixa corromper. Quem ama é feliz e faz os outros felizes. Onde não há paz, paciência, perdão, humildade, caridade, compreensão e fé, não há amor e muito menos felicidade”. Que nós sejamos sempre instrumentos eficientes e eficazes da graça divina.
        Quero agradecer a Deus e a todos vocês do Apostolado da Oração da Arquidiocese de Curitiba por estes 6 anos em que estive a frente como Diretor Espiritual. Esta missão foi muito importante em minha vida vocacional, pois me fez crescer na fé e no amor a Jesus Cristo, ajudando-me a ser cada dia mais padre e ensinando a servir o povo de Deus. Despeço-me de todos com grande afeição e estima e tenham a certeza que os levarei no meu coração e em minhas orações. Manifesto os mais nobres sentimentos de acolhida ao novo Diretor Espiritual do Apostolado: Pe. Maurício Gomes dos Anjos, pároco e reitor do Santuário do Sagrado Coração de Jesus e desejo um frutuoso ministério pastoral a frente do Apostolado da Oração da Arquidiocese de Curitiba. Uma feliz e santa Páscoa a todos, que a graça da Ressurreição transforme a nossa vida no compromisso da nossa missão eclesial semeando alegria, paz, amor perdão e fraternidade na construção do Reino de Deus.

Copiosas bênçãos do Coração de Jesus Vivo e Ressuscitado.

Pe. Osmair José Prestes


                           clique aqui para fazer p download do Boletim Nosso Encontro