terça-feira, 1 de novembro de 2016


                Com grande alegria, no último dia 9 de outubro, realizou-se em nossa Arquidiocese a 39.a Concentração das famílias do Apostolado da Oração com a valiosa presença do Secretário Nacional Pe. Eliomar Ribeiro. Quero manifestar minha gratidão por todos aqueles que se empenharam na realização deste encontro. Os que participaram puderam renovar a sua consagração na frutuosa missão do Apostolado da Oração.
              Retomo algumas das reflexões do Pe. Eliomar nos impulsionando a voltar na fonte daquilo que caracteriza o nosso movimento. O Apostolado da Oração está fundamentado em 3 pilares centrais:
               1. Oferecimento diário - que é rezar pelas missões e oferecer e consagrar todas as nossas atividades e ações a Jesus Cristo. É fazer a agenda diária com o Senhor, oferecendo e aceitando tudo o que Ele nos propõe. O Oferecimento diário é uma oração de um coração que quer ser missionário. O Apostolado da Oração nasceu para isso, jovens que se reuniram para rezar pelas missões.
              2. Revisão de vida - examinar nossa vida diante de Deus. Agradecer pelos bons momentos, pedir perdão pelos nossos pecados e formular um propósito para que no dia seguinte sejamos melhores. É confrontar a vida com a vontade de Deus. Estou vivendo meu dia como Deus quer? É uma ótima oportunidade para tentarmos ser melhor. Este é o caminho seguro para vivermos a santidade, na luta pequena de cada dia.
             3. Rezar nas intenções do Santo Padre - quando pedimos pelas intenções que estão no coração do Papa estamos suplicando pelo mundo inteiro, pois Ele é para nós o representante de Cristo na Terra, sinal de comunhão e certeza que estamos no caminho de Deus.
             Quero reforçar o desafio a todos os membros do Apostolado da Oração a renovarem as suas orações como encontro com Deus e este encontro que leva a transformação de todo nosso ser, ou seja, a construir o Reino de Jesus. Um desafio de oração e ação. E esta ação está no contexto das visitas missionárias, da oração do santo terço nas famílias, formação e perseverança das pequenas comunidades e principalmente agora no final do ano organizar as novenas de Natal nas famílias vizinhas. Assim fazemos a nossa parte de aproximar as pessoas de Deus e se prepararem para celebrar o nascimento de Jesus. Já temos o novo livro Caminhando, que é um bom instrumento que vai facilitar a condução das novenas, contando sempre com a nossa criatividade para enriquecer nossos encontros. Dizia Pe. Eliomar citando uma frase do Talmude, o livro dos Judeus: “Quem salva uma vida, salva o mundo inteiro”, façamos a nossa parte, enfrentando todas as dificuldades, mas cumprindo nossa missão de levar a paz, a fé e a alegria de Jesus Ressuscitado a todos os corações. Termino citando a explicação da fita do Apostolado da Oração feita pelo Secretário Nacional: “A fita é um sinal externo da nossa consagração interna, que nos impulsiona na missão da Igreja”. Ou seja, é oferta da nossa vida a serviço do Reino de Deus.

 Coração Eucarístico de Jesus, fazei que vos ame cada vez mais.
                                                                                                                     Pe. Osmair José Prestes


Clique aqui para fazer o download do Boletim Nosso Encontro completo