Todos nós somos vocacionados de Deus
Caríssimos devotos do Coração de Jesus, o mês de agosto é chamado mês vocacional, pois celebramos as vocações específicas: sacerdotal, familiar, religiosa, laical. Importante refletir e rezar não só neste período, mas no ano todo e em todas as nossas orações e conversas com Deus.
Vocação é um chamado. Quem chama é Deus. Chama para vivermos, sermos santos e felizes. Em todas as vocações quem está no centro é Cristo, não somente na vocação sacerdotal e religiosa, mas matrimonial e de todos os carismas dentro da comunidade e da sociedade. Toda existência cristã é vocação de Cristo e para Cristo. Toda vida é vocação. E todos nós somos vocacionados. Diz D. Pedro Brito: “O anúncio vocacional é, antes de tudo, um problema de proposta do cristianismo, proposta esta que seja capaz de afirmar a plenitude do mistério de Jesus Cristo e de proclamar que somente Ele é capaz de responder as grandes interrogações dos corações das pessoas e da história da humanidade. Esta paixão, este encantamento e este fascínio por Jesus Cristo devem contagiar todas as pessoas e, de modo particular, os jovens. É este o cristocentrismo vocacional que deve ser redescoberto e proposto com decisão”. E continua D. Pedro Brito: Jesus foi o primeiro a rezar pelas vocações, ao ensinar a mais perfeita e a mais eficaz oração vocacional: “a colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos! Pedi, pois, ao Senhor da colheita que envie operários para sua colheita” (Mt9,37-38). Jesus assumiu como causa sua questão vocacional. E em Jesus, aquilo que é assumido é redimido. E o Pai, a quem esta oração é dirigida, já ouviu e atendeu esta oração saída da boca e do coração do seu Filho.
Quem são os promotores vocacionais? O bispo, o clero, os religiosos e religiosas, o Serviço de Animação Vocacional (SAV), a Pastoral Familiar, os pais, os catequistas, os movimentos e pastorais e todo o povo cristão. Somos convidados a descobrir nossa vocação, vivê-la em plenitude e despertar no coração do próximo mais próximo. Para isso é preciso sempre um renovado ardor apostólico contagioso que entusiasma e fascina. Afirma o Papa Francisco “Onde há vida, fervor, paixão de levar Cristo aos outros, surgem vocações genuínas” (Evangelli Gaudium, 107).
“O testemunho suscita vocações” (Papa Bento XVI). Um testemunho vivo e verdadeiro de um coração generoso e cheio de fé. Como Abraão que deixa sua terra e os seus (Gn 12,1ss) e quase sacrifica seu filho Isaac (Gn 22,1ss); Pedro, André, Tiago e João que deixaram tudo e seguiram a Jesus (Lc 5,11) e tantos outros homens e mulheres ao longo da História da Igreja doaram sua vida pelo Reino. Deus não deixa faltar nada para os que estão dispostos a repartir sua vida. Como o exemplo da multiplicação dos pães e peixes (Mc 6,30ss). Ele, sendo rico, se fez pobre para enriquecer a todos com sua pobreza (2 Cor 8,9). Diferentemente do homem rico, que foi embora triste porque tinha muitos bens (Lc 18,18ss). O segredo do despertar e do discernimento vocacional são os testemunhos de vida. “A vocação é um fruto que amadurece no terreno bem cultivado do amor uns aos outros que se faz serviço recíproco, no contexto duma vida eclesial autêntica. Nenhuma vocação nasce por si, nem vive para si. A vocação brota do coração de Deus e germina na terra boa do povo fiel, na experiência do amor fraterno” (Papa Francisco). Então o que está faltando não é vocação, mas testemunho de doação, de entrega, de alegria, de fé e de amor pelo Projeto de Deus.
Rezemos sempre por todas as vocações e ofereçamos um testemunho verdadeiro e autêntico para muitos seguirem a Jesus Cristo, vivendo seu chamado.
Oração pela variedade de Vocações e Ministérios
Ó Trindade Amada, Pai, Filho e Espírito Santo, Vós chamais os homens e as mulheres, para serem santos e santas no amor. Fazei brotar em nossas comunidades aquela variedade de vocações, de serviços e de ministérios segundo a riqueza da graça recebida no batismo, que a vossa Igreja, Povo de Deus, Assembleia dos Chamados, seja fiel à sua vocação. Ó Senhor, enviai operários a vossa messe. Amém.
Pe. Osmair José Prestes